segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sinta a música!

Que a musica seja divina em nós!


A música é a manifestação universal e perfeita da linguagem. Seu significado pode traduzir o que as palavras não alcançam, e por essa razão, muitas vezes é utilizada para expressar o intangível...

Quanto mais olhamos para trás na história da espiritualidade, mais profunda e presente se mostra a sua relação com o som e a música. Desde a necessidade quase que unânime entre as filosofias antigas de expressar a criação através de manifestação sonora, até a presença do uso do som e da música como meios de elevação espiritual e de cura, o fato é que som, música e espiritualidade sempre estiveram ligados.
Através da análise da forma de vibração de uma onda sonora, com seus harmônicos, percebemos que quando soa uma nota, esta contém "dentro" de si mesma todas as outras, o que confere ao som as mesmas características do talvez mais profundo conceito espiritual que possuímos: o da unicidade de todas as coisas. De que eu, você, e tudo no universo viemos da mesma fonte, e por essa fonte conter tudo, estamos não somente ligados, mas somos, em essência, Um.
"O universo é no Todo. O Todo é em todas as coisas." Hermes Trimegistro

Recebemos o som desde nossos primeiros instantes de vida. Com o tempo, a percepção sonora tende a se expandir, embora não seja isto o que ocorre com as pessoas ou, pelo menos, com a maioria delas.

O som leva à Sinestesia, que é a capacidade pela qual uma mensagem veiculada num determinado código incorpora sensações pertencentes a um outro. É isso o que acontece com o som: o som é uma mensagem que tem cor (visão), tem textura (tato) , tem cheiro (olfato). Através da vibração, de um timbre, sabemos se a música é áspera, macia, calma, branca, azul, multicolor e por assim vai... Vibração é o som que você não "ouve". Ou melhor, é exatamente aquele que você ouve com os ouvidos e sente na própria pele e no coração! Acontece que não é só o ar que nos cerca que vibra quando uma onda sonora se propaga. Quase todo e qualquer corpo vibra, mais ou menos, dependendo da densidade, do seu volume, da sua forma e da característica da onda que o atinge.

Mas não é só aí que as coisas vibram. Peças isoladas, como pequenos objetos, copos de vidro, quadros e outros, vibram intensamente ao receberem ondas de pressão sonora. Se objetos inanimados vibram, imagine nós seres vivos, com fluxo respiratório, fluxo de água no corpo, tendo consciência do que estamos ouvindo! Imagine só então interagir sinais vitais característicos dos seres vivos com estas vibrações cheias de significados!

Nosso corpo vibra, nossas células vibram, somos constituídos por átomos, que por sua natureza estão sempre vibrando, dançando, circulando, assim como a dança dos elétrons, a dança cósmica do universo, a dança na roda de fogo de Shiva Nataraja. Tudo flui, tudo muda, tudo está em constante movimento: ciclo cibernético - nada se repete. Cria-se, renova-se. Não nos banhamos no mesmo rio duas vezes. Diferentes sons vibram em diferentes partes do corpo e afetam os nossos vários chacras.

Com a música, que transcende a matéria, algumas partes do corpo liberam tensões e emoções; outras se abrem e absorvem os sons. Eles são como alimento para a alma. Uma sílaba muito usada desde a criação do universo é o OM ou AUM. O OM ou AUM, é o som mais sagrado para os hindus e é a semente de todos os Mantran ou Orações. É, especificamente, uma forte vibração. Todos os mantram indianos (orações) começam com OM.

OM é a chave da conexão transcendental, é a primeira de todas as vibrações. O ¨3¨ representa a trindade dos deuses da criação, da preservação e da destruição; é a tríade que aparece em todas as religiões deste plano material, assim como em nome do "pai, filho e espírito santo". O "O" é o silêncio divino.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Seus sentimentos - Meditação

Essa meditação da Louise Hay poderá te ajudar a qualificar suas emoções, trasmutar do estado negativo para um novo momento positivo em sua vida.

Obrigado pela visita.


Você deve entender que os ingredientes necessários para se obter a PAZ e ser FELIZ encontram-se dentro de você, porque Deus está na sua essência. Assim sendo, sua vida se tornará tão suave e tranqüila que os problemas terão outra dimensão de sofrimento e consequentemente soluções mais adequadas.
Meus amigos, a vida é um grande mistério, que durante toda existência da Terra, tenta-se descobrir a sua verdadeira origem, portanto, seja qual for sua crença ou filosofia de vida, denomine a origem e existência da vida de Deus. Somos a essência dessa origem, repito, seja qual for a sua crença, mesmo se acharmos que somos uma mutação do macaco ou outro ser vivo, uma energia superior motivou está mutação, seja química, física ou biológica. Então, vamos facilitar as coisas e chamar a tudo isso de Deus.
E este Deus que está em todo lugar e em todas as coisas, está dentro de nós e quando nos conscientizarmos disso, preenchemos nosso vazio interior; não precisamos usar ninguém como bengala para nos sustentar. Pelo contrário, estaremos fortalecidos para somar, dividir, enfim, comungar com os outros essa força vital.
Quando encontramos esta energia em nós, nunca mais experimentaremos sentimentos negativos de inveja, raiva, ciúme, ódio, baixa estima ou qualquer tipo de complexo. Mesmo que aconteça por qualquer circunstância, a recuperação é imediata porque entendemos que somos uno com
Deus ou essa Energia Suprema.

Como encontrar essa energia dentro de você?
Procure relaxar colocando-se em uma posição bem confortável, feche os olhos e respire profundamente. Veja como está entrando numa área cheia de paz e tranquilidade. Nesta área você encontra toda sua força, sua capacidade de criar, de mudar, de conquistar e de entender a Divindade que existe em você. Creia que tudo lhe será dado por acréscimo quando houver essa compreensão a felicidade fluirá em sua ações é como um campo magnético, se estamos em sintonia positiva só atrairemos coisas positivas para nossa vida.

Louise Hay

Mentalize:
Há um sol amoroso e brilhante em mim. Irradio amor para todos os lados e sinto a vibração da vida me enchendo de contentamento e paz!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Terapia Floral

"A saúde é nossa herança, nosso direito. É a completa e total união entre alma, mente e corpo, isto não é um ideal longíquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos."

Como os Florais de Bach podem nos ajudar a comtemplar a vida e Participar com presença e Ação?

A vida é Única e onipotente e cada um de nós pode deixar que ela passe ou realmente podemos vivê-la e senti-la em cada respiração ou batida do nosso coração. Fazer que nosso Corpo e Alma que é o nosso Ser Real como chama Dr. Edward Bach, ambos estejam unidos e a Alma dando a Vida a nosso Corpo.

Quando usamos a palavra “contemplar é olhar com os olhos do coração” e levar essa mensagem visual plena que alimentará cada célula do nosso corpo.

Podemos contemplar a Natureza, a pureza de uma criança brincando ou o olhar de compaixão de um animal. Na contemplação fazemos uso do nosso veículo físico-neurológico, todos nossos sentidos, mas, entra a parte sutil que nasce do nosso coração e mobiliza realmente a Vida.

Os Florais de Bach são a Vida que as Flores nos doam para tocar essa parte sutil de nosso corpo. Vamos chamar essa parte sutil a que faz o contato da Alma com o nosso corpo físico. Nesta parte sutil que descarregamos nossas emoções, e os Florais vão ajudar a transformar as emoções que nos fazem sofrer.

As emoções são muito importante e mostram que estamos vivos. Temos emoções positivas e negativas, as duas são importantes para nosso desenvolvimento. As emoções positivas se manifestam em pensamentos e ações positivas para nossa vida. As emoções negativas se manifestam em pensamentos ou ações negativas para nossa vida e devem ser transformadas dentro de nós para evoluirmos.

Os Florais são indicados para nossas emoções ou pensamentos negativos, que bloqueiam a vida de fluir dentro de nós, mas eles podem ser transformados. Quem de nós nunca sentiu medos, inseguranças, apreensões, algo importante em primeiro lugar é assumir a emoção.

Por exemplo, tenho medo de não ter sustento para minha família. Agora entra a minha consciência interior, o que posso fazer para vencer esse medo, como vou lutar?

Os Florais agem assim, assumo o meu sofrimento e eles dão a qualidade positiva para transformar o medo muito importante quando tomamos nosso floral é pensar no positivo que eu quero atingir. Nunca tomar o floral pensando o negativo, isto é simples, mas é a chave da cura.

Os Florais nos ensinam a sermos “Observadores de nós mesmos” porque vamos avaliar a nossa mudança e perceber novos aspectos que antes não percebíamos. Por exemplo, uma pessoa que está depressiva, olha o mundo todo cinzento, sem luz, se, sabor de viver. Se a luz do seu coração começa a penetrar em seu corpo, ela olhará essa paisagem e vai perceber cada vez mais cores e nuances e pequenos detalhes desta paisagem.

Outro exemplo, uma pessoa que se torna “Observadora de si mesma” vai se tornando melhor observadora e percebendo quando uma pessoa é falsa com ela ou lhe dá um olhar de inveja, antes ela não percebia.

Cada Floral nos ajudará a mudar nossa visão como o caso de uma pessoa que vê só o mundo criticamente, apresentando os defeitos do outro, intolerante com tudo, até com o varredor de rua que nem a conhece. Esta pessoa sofre, está sempre com suas emoções a “flor da pele” e seus pensamentos e visão limitada de Vida. Indicamos a ela o Floral Beech, que vai lhe abrir sua visão para ela ver o lado positivo de vida e transforma, e ela começa a ver mais claro e limpo, a beleza da vida. E sente a bondade para educar e ajudar onde o outro está com dificuldades.

Cada Floral fará essa transformação de visão, dos sentimentos e emoções para que participemos da vida e sejamos nós mesmos, mas nunca mudará o nosso Ser, mas o nosso estar. Os Florais são um caminho de auto conhecimento, de auto-cura (porque só a própria pessoa faz o seu “Cura-te a ti mesmo”) e vão aumentando gradativamente nosso Grau de Consciência e Percepção de Vida interior e exterior. Eles nos fazem viajar dentro de nosso Coração e ouvir no silêncio a nossa Verdade, Paz e Alegria de viver e agradecer a existência por viver nosso papel e missão.

Vamos realmente contemplar a vida vivendo a profundidade de cada momento com toda nossa percepção do nosso Ser. A vida é Única e onipotente e cada um de nós pode deixar que ela passe ou realmente podemos vivê-la e senti-la em cada respiração ou batida do nosso coração.

Fazer que nosso Corpo e Alma que é o nosso Ser Real como chama Dr. Edward Bach, ambos estejam unidos e a Alma dando a Vida a nosso Corpo. Quando usamos a palavra “contemplar é olhar com os olhos do coração” e levar essa mensagem visual plena que alimentará cada célula do nosso corpo. Podemos contemplar a Natureza, a pureza de uma criança brincando ou o olhar de compaixão de um animal.

Na contemplação fazemos uso do nosso veículo físico-neurológico, todos nossos sentidos, mas, entra a parte sutil que nasce do nosso coração e mobiliza realmente a Vida.

Os Florais de Bach são a Vida que as Flores nos doam para tocar essa parte sutil de nosso corpo. Vamos chamar essa parte sutil a que faz o contato da Alma com o nosso corpo físico.

Nesta parte sutil que descarregamos nossas emoções, e os Florais vão ajudar a transformar as emoções que nos fazem sofrer. As emoções são muito importante e mostram que estamos vivos. Temos emoções positivas e negativas, as duas são importantes para nosso desenvolvimento.

As emoções positivas se manifestam em pensamentos e ações positivas para nossa vida. As emoções negativas se manifestam em pensamentos ou ações negativas para nossa vida e devem ser transformadas dentro de nós para evoluirmos.

Os Florais são indicados para nossas emoções ou pensamentos negativos, que bloqueiam a vida de fluir dentro de nós, mas eles podem ser transformados. Quem de nós nunca sentiu medos, inseguranças, apreensões, algo importante em primeiro lugar é assumir a emoção. Por exemplo, tenho medo de não ter sustento para minha família. Agora entra a minha consciência interior, o que posso fazer para vencer esse medo, como vou lutar?

Os Florais agem assim, assumo o meu sofrimento e eles dão a qualidade positiva para transformar o medo muito importante quando tomamos nosso floral é pensar no positivo que eu quero atingir. Nunca tomar o floral pensando o negativo, isto é simples, mas é a chave da cura.

Os Florais nos ensinam a sermos “Observadores de nós mesmos” porque vamos avaliar a nossa mudança e perceber novos aspectos que antes não percebíamos.

Por exemplo, uma pessoa que está depressiva, olha o mundo todo cinzento, sem luz, se, sabor de viver. Se a luz do seu coração começa a penetrar em seu corpo, ela olhará essa paisagem e vai perceber cada vez mais cores e nuances e pequenos detalhes desta paisagem. Outro exemplo, uma pessoa que se torna “Observadora de si mesma” vai se tornando melhor observadora e percebendo quando uma pessoa é falsa com ela ou lhe dá um olhar de inveja, antes ela não percebia.

Cada Floral nos ajudará a mudar nossa visão como o caso de uma pessoa que vê só o mundo criticamente, apresentando os defeitos do outro, intolerante com tudo, até com o varredor de rua que nem a conhece. Esta pessoa sofre, está sempre com suas emoções a “flor da pele” e seus pensamentos e visão limitada de Vida. Indicamos a ela o Floral Beech, que vai lhe abrir sua visão para ela ver o lado positivo de vida e transforma, e ela começa a ver mais claro e limpo, a beleza da vida. E sente a bondade para educar e ajudar onde o outro está com dificuldades.

Cada Floral fará essa transformação de visão, dos sentimentos e emoções para que participemos da vida e sejamos nós mesmos, mas nunca mudará o nosso Ser, mas o nosso estar. Os Florais são um caminho de auto conhecimento, de auto-cura (porque só a própria pessoa faz o seu “Cura-te a ti mesmo”) e vão aumentando gradativamente nosso Grau de Consciência e Percepção de Vida interior e exterior.

Eles nos fazem viajar dentro de nosso Coração e ouvir no silêncio a nossa Verdade, Paz e Alegria de viver e agradecer a existência por viver nosso papel e missão.

Vamos realmente contemplar a vida, como vendo uma paisagem e sentindo o vento, o canto dos pássaros, um som de piano saindo da ala e o pão quente no forno e o cálido outono que se aproxima como a névoa que cobre as montanhas. Vivendo a profundidade de cada momento com toda nossa percepção do nosso Ser.

FONTE: http://www.institutobach.com.br - Carmen Monari