segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sinta a música!

Que a musica seja divina em nós!


A música é a manifestação universal e perfeita da linguagem. Seu significado pode traduzir o que as palavras não alcançam, e por essa razão, muitas vezes é utilizada para expressar o intangível...

Quanto mais olhamos para trás na história da espiritualidade, mais profunda e presente se mostra a sua relação com o som e a música. Desde a necessidade quase que unânime entre as filosofias antigas de expressar a criação através de manifestação sonora, até a presença do uso do som e da música como meios de elevação espiritual e de cura, o fato é que som, música e espiritualidade sempre estiveram ligados.
Através da análise da forma de vibração de uma onda sonora, com seus harmônicos, percebemos que quando soa uma nota, esta contém "dentro" de si mesma todas as outras, o que confere ao som as mesmas características do talvez mais profundo conceito espiritual que possuímos: o da unicidade de todas as coisas. De que eu, você, e tudo no universo viemos da mesma fonte, e por essa fonte conter tudo, estamos não somente ligados, mas somos, em essência, Um.
"O universo é no Todo. O Todo é em todas as coisas." Hermes Trimegistro

Recebemos o som desde nossos primeiros instantes de vida. Com o tempo, a percepção sonora tende a se expandir, embora não seja isto o que ocorre com as pessoas ou, pelo menos, com a maioria delas.

O som leva à Sinestesia, que é a capacidade pela qual uma mensagem veiculada num determinado código incorpora sensações pertencentes a um outro. É isso o que acontece com o som: o som é uma mensagem que tem cor (visão), tem textura (tato) , tem cheiro (olfato). Através da vibração, de um timbre, sabemos se a música é áspera, macia, calma, branca, azul, multicolor e por assim vai... Vibração é o som que você não "ouve". Ou melhor, é exatamente aquele que você ouve com os ouvidos e sente na própria pele e no coração! Acontece que não é só o ar que nos cerca que vibra quando uma onda sonora se propaga. Quase todo e qualquer corpo vibra, mais ou menos, dependendo da densidade, do seu volume, da sua forma e da característica da onda que o atinge.

Mas não é só aí que as coisas vibram. Peças isoladas, como pequenos objetos, copos de vidro, quadros e outros, vibram intensamente ao receberem ondas de pressão sonora. Se objetos inanimados vibram, imagine nós seres vivos, com fluxo respiratório, fluxo de água no corpo, tendo consciência do que estamos ouvindo! Imagine só então interagir sinais vitais característicos dos seres vivos com estas vibrações cheias de significados!

Nosso corpo vibra, nossas células vibram, somos constituídos por átomos, que por sua natureza estão sempre vibrando, dançando, circulando, assim como a dança dos elétrons, a dança cósmica do universo, a dança na roda de fogo de Shiva Nataraja. Tudo flui, tudo muda, tudo está em constante movimento: ciclo cibernético - nada se repete. Cria-se, renova-se. Não nos banhamos no mesmo rio duas vezes. Diferentes sons vibram em diferentes partes do corpo e afetam os nossos vários chacras.

Com a música, que transcende a matéria, algumas partes do corpo liberam tensões e emoções; outras se abrem e absorvem os sons. Eles são como alimento para a alma. Uma sílaba muito usada desde a criação do universo é o OM ou AUM. O OM ou AUM, é o som mais sagrado para os hindus e é a semente de todos os Mantran ou Orações. É, especificamente, uma forte vibração. Todos os mantram indianos (orações) começam com OM.

OM é a chave da conexão transcendental, é a primeira de todas as vibrações. O ¨3¨ representa a trindade dos deuses da criação, da preservação e da destruição; é a tríade que aparece em todas as religiões deste plano material, assim como em nome do "pai, filho e espírito santo". O "O" é o silêncio divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário