domingo, 20 de junho de 2010

Orgulho

“O orgulho próprio é um fator determinante na caminhada para o sucesso no âmbito familiar e profissional” (A. Lisounenko)

Mas será que esse sentimento positivo de orgulho, que surge da felicidade de conquista, da alegria de uma realização pessoal é orgulho mesmo?
Orgulho (positivo) é paixão, se diz tenho orgulho de meu trabalho, ou sou apaixanado pelo meu trabalho, pode parecer diferente, mas não é, vejamos.
O orgulhoso irá se alegrar com o progresso de seu trabalho, mas só se for ele que estiver “comandando”, o apaixonado também irá se alegrar, mas só e o objeto da paixão for dele.
O orgulhoso irá defender sua obra de ataques físicos e morais com bravura, o apaixonado também é capaz de morrer pelo objeto de sua paixão.
Não há distinção clara entre paixão e orgulho (aquele tomado como positivo), então daqui para frente orgulho positivo será chamado de paixão.
Voltando ao orgulho, agora sim, o orgulho negativo, vamos ver o que pensam algumas pessoas sobre ele.

"O orgulho que almoça vaidade janta desprezo." (Benjamin Franklin)
"Quem é orgulhoso a si próprio devora." (William Shakespeare)
"O orgulho é o complemento da ignorância." (Bernard le Bovier de Fontenelle)
"O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si." (Voltaire)
"O orgulho... é filho da ignorância." (Giuseppe Baretti)
"Agradar a si mesmo é orgulho; aos demais, vaidade." (Paul Valéry)

Note que há uma semelhança entre orgulho e vaidade, Vaidade seria o ciúmes de si mesmo, a vontade de se mostrar o mais perfeito possível para os outros, então vaidade em si é um problema que sozinho não interfere não vida da pessoa, é apenas uma ignorância sobre o que se é. Vamos falar mais sobre vaidade em outros artigos.
Então, finalmente, se orgulho não é paixão, se orgulho não é vaidade, o que é então?
Vamos lançar uma luz mais profunda sobre o assunto para que possamos dominar nosso orgulho.
Você não precisa crer no que vou expor, mas dê a si alguma reflexão sobre isso.
Orgulho é o ciúmes de si mesmo, se é ciúmes então pensamos possuir a nós mesmos, mas a alma sabe que não possui a si mesma, o corpo sabe seu destino de morte, mas o ego crê-se eterno. O ego pensa que é ele mesmo, o ego crê possuir-se, crê ser o bem mais precioso de tudo o que crê possuir.
O orgulho é então a sensação errônea do que somos. Não sei se teve facilidade para entender esse conceito, se teve parabéns, pois é muito difícil as pessoas chegarem a compreender o orgulho.

Imagine que “o você” real ou EU real está num local infinito para todos os lados, e a sua frente há outro EU real. Os dois são iguais em tudo, nada os diferencia, então vem voando um conhecimento, então você pega esse conhecimento pra você, assim você se diferencia do outro EU a sua frente, e logo o outro EU a sua frente copia o conhecimento seu e ambos se tornam melhores, porem voltam a ser iguais. Isso continua até que o seu EU real está tão cercado de outras coisas que não consegue mais se ver, e aquilo que ele tomou para si, reconhece-se como aquilo tudo, então nasce o orgulho, o seu eu falso, ou ego, cria uma cerca, para que nada saia e nada entre que ele não quiser. E assim os dois seres parecem finalmente diferentes. Por serem diferentes, o orgulho, misturado com paixão e vaidade defende seus pertences para que seja sempre mais que os outros egos, e o defende para que não deixe ninguém o diminuir.
Então o orgulho é quando a pessoa se fecha em si mesma, suas opiniões se tornam a sua verdade, se alguém disser o contrário o orgulhoso tomará como ofensa pessoal, o orgulhoso crê que suas verdades são tão boas que todas as pessoas deveriam seguir o que ela mesma acredita, o orgulhoso se isola do resto do infinito, acreditando ser grande, se faz realmente pequeno.

“O orgulhoso se isola do resto do infinito, acreditando ser grande, se faz realmente pequeno.”

Como pode então uma pessoa deixar de ser orgulhosa? Como vencer o orgulho que nos aprisiona a nós mesmos?
Conhecendo o que somos realmente, aniquilamos o orgulho, fazendo tudo o que fazemos em nome de Deus e com pensamento Nele, eliminamos as paixões, e sabendo que as pessoas sabem em seus íntimos como realmente somos, não teremos a ilusão de que uma mascará tornará nossa imagem melhor, eliminamos a vaidade.
Conhecer a si mesmo, eis a solução de tantos de nossos vícios ciumentos, mas como conhecer a si mesmo?
Para conhecer a si mesmo devemos aprender de onde vem a luz da verdade, de onde vem a vós que fala em silencio, está tudo dentro de nós, lá está o EU real, a alma una do universo, o cristo cósmico.
Meditação é uma das formas de entrar em contato com o nosso EU, esquecendo de tudo aquilo que pensamos que somos, conseguimos ser mais o que realmente somos.
A medida que derrubamos a cerca do orgulho, vamos deixando nossas bagagens se espalharem, e deixamos que outras coisas entrem e enriqueçam nossa percepção de nó mesmos, a medida que eliminamos nosso ciúmes de nós mesmos, vamos reconhecendo nossos erros, vamos entendendo nosso verdadeiro valor, sem orgulho, sem nos apegarmos ao que achávamos que éramos, nos tornamos pequenos aos olhos do mundo, e infinitos aos olhos do universo.

“Sem orgulho, sem nos apegarmos ao que achávamos que éramos, nos tornamos pequenos aos olhos do mundo, e infinitos aos olhos do universo.”

Pois infinitos e um só é o que somos, se realmente compreender essa nossa unidade, será incapaz de orgulho, incapaz de vaidade, incapaz de paixão.
Por último, vale uma observação importante, a humildade não é o contrário do orgulho, não caia nessa cilada, uma pessoa pode se mostrar humilde por puro orgulho, você sabe ai dentro de você que isso é verdade, o que chamamos de humildade é quase sempre modestidade, isso quando essa modestidade é real, pois muitos orgulhosos e vaidosos gostam de se sentir modestos.
Não devemos tentar ser modestos ou humildes, a humildade é a falta de orgulho, então se é a falta de orgulho, não temos que agir de nenhuma maneira especial, se agirmos ou estaremos sendo modestos ou orgulhosos.
Modestidade é não se vangloriar de suas conquistas para os outros, isso é bom, pois sabemos que muitas pessoas não estão prontas para lidar com a inveja (admiração com comparação), então por compaixão não devemos alimentar mais ainda esses sentimentos nas pessoas, não porque a inveja seja ruim para nós, mas é muito ruim para o invejoso.
Domine seu orgulho e verá como suas relações com as pessoas se tornaram mais suaves, como sua alegria será liberada gradualmente, como as tensões serão dsiperasas, veja alguns benefícios de eliminar seu orgulho.
Sem orgulho, você estará pronto para perder, e assim ganhar será sempre mais fácil.
Sem orgulho, tudo que é novo poderá chegar até você e sua evolução será mais rápida.
Sem orgulho, poderá ouvir mais o que as pessoas tem a dizer, trazendo mais união e paz para suas relações.
Sem orgulho, sua presença será mais agradável despertando mais amizades.
Sem orgulho, as pessoas serão mais propensas a te ajudar se precisar.
Sem orgulho, as pessoas tenderão a confiar mais em você.
Sem orgulho, não exigirá tanto de você mesmo para ser o que não é.
Sem orgulho, cada passo que der será uma realização.
Sem orgulho, a vida parecerá mais uma aventura e menos uma batalha. 
Sem orgulho, poderá fazer as coisas porque é bom fazer, só por isso.
Sem orgulho, será fácil tolerar as diferenças de opiniões.
Sem orgulho, poderá doar mais de si mesmo sem esperar nada em troca, isso o realizará como SER.
Sem orgulho, será muito menos o que achava que era e muito mais o que realmente é.
Sem orgulho, humilde.
Sem orgulho, sua xícara está vazia.
Sem orgulho, está livre.

8 comentários: