terça-feira, 18 de agosto de 2009

Medicina Chinesa

O que é a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)?

A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina energética, ou seja, toma como base a existência de uma estrutura energética para além do corpo físico, e afirma que no nosso corpo a energia circula por canais que têm pontos específicos que, ao serem puncturados, reorganizam a circulação energética de todo o corpo. A doença, por sua vez, é sempre uma desorganização da energia funcional que controla e dinamiza os órgãos.

Este sistema beneficia de experimentação e aperfeiçoamento ininterrupto há vários milhares de anos: com ele se obtêm resultados mais rápidos e profundos em acupunctura. Sem ele, a acupunctura fica reduzida a uma prática empírica, sem história científica e de alcance muito mais limitado.

Toda a cultura chinesa assenta em duas teorias base: a teoria do yin/yang e a teoria dos cinco elementos. Toda a visão do mundo dos chineses nasce a partir destes dois princípios básicos. A medicina chinesa, como legado cultural chinês, aplica estes princípios à compreensão da natureza e do corpo humano, e a partir daí constrói o seu corpo de saber científico tradicional.

Largamente estudada e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a MTC possui hoje, mesmo a nível Ocidental, um valor inegável. De tal modo que a própria OMS emitiu, já há alguns anos, uma lista em que reconhece a sua eficácia em patologias tais como:

  • bronquite, pneumonia, asma, rinite, sinusite, hipertensão arterial;
  • úlcera peptídica, disfunção biliar, diabetes mellitus, acne, dermatite, reumatismo;
  • má posição fetal, hemorróidas, celulite, obesidade, insónias, obstipação, alcoolismo, dores articulares, prostatite, incontinência urinária e fecal;
  • enurese, síndrome de ménierre, ciática, nevralgia do trigémio, polinefrite, cefaleias, depressão, neuroses psíquicas, torcicolite, tenossinovite, tabagismo;
  • gripe, tosse, tonturas e vertigens, tinitus (zumbidos), angina de peito, otites, impotência sexual, problemas menstruais, síndrome menopausica e patologias da mama.

Em que consiste uma consulta de MTC?

Numa consulta de MTC é feito um diagnóstico energético demorado e completo que inclui o exame dos pulsos, o exame da língua e um diálogo que ajude a clarificar os sintomas e causas presentes (tendo em conta também o contexto social do paciente).

Quando completo o diagnóstico, o Especialista prescreve os tratamentos mais adequados, numa perspectiva de integração das várias técnicas de MTC: Acupunctura, Fitoterapia e Massagem. É provável que o paciente receba ainda algumas recomendações de Dietética. Pode acontecer também que lhe seja recomendado iniciar uma prática pessoal de Ginástica Energética (Chikung).

ACUPUNTURA

O primeiro registo conhecido acerca de acupunctura aparece no Huang Ti Nei Ching, ou Tratado da Medicina Interna do Imperador Amarelo. No século II a.C., no livro Anais do Historiador, há um relato da cura de um príncipe já em estado de coma que, depois de lhe terem sido inseridas agulhas, recobrou a consciência e com o tratamento preconizado pelo médico, estava curado ao fim de vinte dias. Outra lenda conta a história de um caçador que vivia atormentado com dores de cabeça. Atingido por uma seta no calcanhar, sentiu-se curado quando o curandeiro a retirou e tratou a ferida com ervas. Intrigado, o curandeiro fez experiências com várias cobaias humanas, a quem espetou setas em vários pontos, descobrindo, assim, que a técnica era eficaz. Nos túmulos da dinastia Han (206 a.C. a 25 d.C.), descobertos por arqueólogos em 1972, encontram-se gravuras que mostram a utilização da acupunctura. No século passado, durante as escavações efectuadas num túmulo dessa dinastia, encontraram-se nove agulhas em ouro e prata, de formatos diferentes. A acupunctura baseia-se na teoria dos meridianos imaginários que percorrem o corpo humano, tendo em conta as características de cada um deles, a localização exacta dos 365 pontos principais, ou zonas acessíveis às agulhas, e o órgão ou víscera e outros meridianos a que cada um corresponde. A acupunctura é apenas uma parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), e o seu sucesso depende da patologia do paciente e dos conhecimentos de um especialista em Medicina Chinesa devidamente qualificado.Não existem duas patologias iguais nem dois pacientes iguais, logo o diagnóstico diferencial ditará a base da terapêutica a aplicar, que em muitos casos terá que ser por fases. Em muitos casos o sucesso passa por um conjunto de factores que vão desde a estabilização do paciente até a uma melhoria da sua qualidade de vida.

FONTE:http://www.medicinachinesa.net
/

Nenhum comentário:

Postar um comentário