quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Plantas medicinais - farmacia viva

Culturalmente utiliza-se a ervas medicinais para qualificar a saúde há milênios. E graças a nossa diversidade vegetal as plantas são amplamente utilizadas, desde a descoberta do Brasil.

As plantas medicinais, estão ganhando mas espaço, como uma opção de medicamentos de baixo custo, menos efeitos colaterais, de fácil manutenção e comprovadamente eficientes, quando corretamente receitados por profissionais da área de saúde.

O conceito de farmácia viva propõem a utilização de plantas medicinais para promoção da saúde através da criação de um canteiro específico para essas ervas.
Relaciona-se com esse conceito a sustentabilidade da utilização de plantas, pois no Brasil as ervas terapêuticas em maioria são retiradas da natureza, ou seja, sua utilização ainda é extrativista.

Por não requerer uma área muito grande, nem depender de custos elevados para sua implantação, o cultivo destas plantas é uma alternativa para os quintais urbanos ou da zona
rural.


IMPORTANTE:

Não devemos fazer uso de uma planta sem ter conhecimento de seu nome científico, pois uma mesma planta pode ter nome populares diferentes em diferentes localidades, ou plantas diferentes podem ser chamadas pelo mesmo nome.Devemos sempre adquirir sementes e mudas de plantas que tenham essa classificação feita por um botânico idôneo .


Logo eu posto algumas dicas de como fazer um canteiro, que plantas escolher.

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário