terça-feira, 10 de novembro de 2009

Reflexologia Podal

Que tal uma atenção especial para nossos pés? Essa massagem é maravilhosa!

Eles suportam o peso do corpo, percorrem os caminhos necessários e sofrem com os calçados desconfortáveis ou de salto alto. Não é à toa que, no fim do dia, os pés ficam cansados e doloridos. E é por meio deles que essa terapia traz relaxamento e ainda alivia problemas causados pela correria do dia-a-dia, como estresse e ansiedade.

A reflexologia é uma massagem aplicada desde a Antiguidade. Não se sabe ao certo suas origens, mas acredita-se que teria nascido na China há mais de cinco mil anos. Esta terapia tem forte ligação com a acupuntura: ambas se baseiam no mesmo princípio de energização dos meridianos, que são linhas que das mãos e dos pés que estão associadas a outros órgãos. Porém, enquanto na acupuntura são utilizadas agulhas, a reflexologia é feita com as mãos. A massagem é feita mais frequentemente nos pés, embora possa ser feita nas mãos e orelhas, regiões do corpo em que existem pontos que refletem todos os órgãos do nosso corpo.

Além de relaxar, a reflexologia ajuda a aliviar dores musculares, de cabeça, cólicas menstruais, problemas digestivos e até auxilia no tratamento de depressão e ansiedade.

O papel da massagem nos pés é justamente o de desbloquear e harmonizar o fluxo energético nos órgãos, assim eles funcionam melhor e a saúde é restabelecida.

Os ocidentais explicam os efeitos dessa massagem da seguinte forma:
Os pés têm milhares de terminações nervosas e se ligam, através delas, ao restante do corpo. O médico Zang-Hee Cho, da Universidade da Califórnia, comprovou que sensibilizando determinada região do pé ativa-se a área do córtex cerebral correspondente ao reflexo.

“Com a massagem, essas terminações são despertadas e enviam estímulos para o cérebro, que ativa o sistema imunológico, beneficiando sua saúde em geral ou algum problema específico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário