quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Organização para atingir objetivos

Estava lendo umas coisas na internet e encontrei um texto que indica algumas coisas a fazer para atingir um objetivo.
Aliás é muito relativo essa questão de atingir objetivo: antes de tudo pense com amor se é isso que realmente quer, as vezes esse querer não vem de nosso verdadeiro eu. Medite profundamente e então avalie seu objetivo.
"Olhe cada caminho com cuidado e atenção. Tente-o quantas vezes julgar necessário. Então, faça apenas a si mesmo uma pergunta: possui esse caminho um coração? Em caso afirmativo, o caminho é bom. Caso contrário, ele não tem a menor importância.
... Um torna a viagem alegre; enquanto você o seguir, será um com ele. O outro o fará maldizer sua vida. Um o torna forte; o outro o enfraquece". Carlos Castañeda

Bom lá vai o texto:

Algumas vezes atingir um objetivo torna-se complicado por não sabermos exatamente como fazer para chegar aonde queremos chegar. Como não acredito muito nessa idéia de deixar o “como fazer” a cargo de alguma força externa, eis aqui uma estratégia para delinear sua lista de próximas ações em relação a qualquer objetivo.

1. Defina claramente qual o objetivo: O primeiro passo é saber exatamente o que você quer e quando o objetivo pode ser dado como cumprido. Por exemplo, “perder peso” é muito relativo. Se você emagrecer 100 gramas, já perdeu peso. Mas o objetivo foi cumprido? Melhor definir algo como “perder 10 quilos”.

2. Descubra qual o último passo: Aqui começa a estratégia reversa. Sabendo qual é o seu ponto de chegada, pergunte-se qual o último passo que precisa ser dado para o cumprimento da meta? Por exemplo, se eu estou fazendo um vídeo, o último passo antes de completar o objetivo pode ser “editar o vídeo”.

3. Descubra qual o passo anterior: A partir do ponto 2, pergunte-se qual o passo anterior, até chegar ao início da jornada. Por exemplo, antes de editar o vídeo, eu preciso “filmar as cenas”. Antes, preciso “obter um roteiro” e por aí vai, até chegar ao início da lista.

4. Foque no primeiro passo: Quando não houver nada anterior à ação que você pensou, eis finalmente a sua próxima ação. Digamos que o primeiro passo definido foi “contratar um roteirista”. É nisso que você deve focar. Esqueça o roteiro, os atores, a locação, a luz, a edição, a divulgação, etc. Tudo o que você tem a fazer no momento é o primeiro passo, foque nele e, em seguida, parta para o seguinte.

É difícil manter-se focado em apenas uma tarefa de cada vez, sem ficar pensando sobre o futuro ou sobre o passado (”como teria sido se eu…”). Apesar da dificuldade, pelo que venho experimentando é uma ótima estratégia para fazer o que tem que ser feito.
Fonte: http://fatorw.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário