quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aprendizado

Do livro de Carlos Castañeda, "A Erva do Diabo"
O livro é interessante por apresentar um estudante universitário, tentando estudar o comportamento de um feiticeiro índio mexicano, enquanto o feiticeiro tenta transformar o universitário em um feiticeiro índio.

O trecho em questão, trata das dificuldades do aprendizado da magia. Se transportarmos as idéias para qualquer tipo de conhecimento, elas permanecem válidas. O texto esta resumido, retirado da internet.

– "Quando um homem começa a aprender, ele nunca sabe muito claramente quais são seus objetivos. Seu propósito é falho; sua intenção, vaga. Espera recompensas que nunca se materializarão, pois não conhece nada das dificuldades da aprendizagem."

"Devagar, ele começa a aprender... a princípio, pouco a pouco, e depois em porções grandes. E logo seus pensamentos entram em choque. O que aprende nunca é o que ele imaginava, de modo que começa a ter medo. Aprender nunca é o que se espera. Cada passo da aprendizagem é uma nova tarefa, e o medo que o homem sente começa a crescer impiedosamente, sem ceder. Seu propósito toma-se um campo de batalha."

"E assim ele se depara com o primeiro de seus inimigos naturais: o medo! Um inimigo terrível, traiçoeiro, e difícil de vencer. Permanece oculto em todas as voltas do caminho, rondando, à espreita. E se o homem, apavorado com sua presença, foge, seu inimigo terá posto um fim à sua busca."

(...)

– "E o que pode ele fazer para vencer o medo?"

– "A resposta é muito simples. Não deve fugir. Deve desafiar o medo, e, a despeito dele, deve dar o passo seguinte na aprendizagem, e o seguinte, e o seguinte. Deve ter medo, plenamente, e no entanto não deve parar. É esta a regra! E o momento chegará em que seu primeiro inimigo recua. O homem começa a se sentir seguro de si. Seu propósito toma-se mais forte. Aprender não é mais uma tarefa aterradora. Quando chega esse momento feliz, o homem pode dizer sem hesitar que derrotou seu primeiro inimigo natural."

(...)

– "Uma vez que o homem venceu o medo, fica livre dele o resto da vida, porque, em vez do medo, ele adquiriu a clareza... uma clareza de espírito que apaga o medo. Então, o homem já conhece seus desejos; sabe como satisfazê-los. Pode antecipar os novos passos na aprendizagem e uma clareza viva cerca tudo. O homem sente que nada se lhe oculta."

"E assim ele encontra seu segundo inimigo: a clareza! Essa clareza de espírito, que é tão difícil de obter, elimina o medo, mas também cega."

"Obriga o homem a nunca duvidar de si. Dá-lhe a segurança de que ele pode fazer o que bem entender, pois ele vê tudo claramente. E ele é corajoso porque é claro; e não para diante de nada, porque é claro. Mas tudo isso é um engano; é como uma coisa incompleta. Se o homem sucumbir a esse poder de faz-de-conta, terá sucumbido a seu segundo inimigo e tateará com a aprendizagem. Vai precipitar-se quando devia ser paciente, ou vai ser paciente quando devia precipitar-se. E tateará com a aprendizagem até acabar incapaz de aprender qualquer coisa mais."

(...)

– "Mas o que tem de fazer para não ser vencido?"

– "Tem de fazer o que fez com o medo: tem de desafiar sua clareza e usá-la só para ver, e esperar com paciência e medir com cuidado antes de dar novos passos; deve pensar, acima de tudo, que sua clareza é quase um erro. E virá um momento em que ele compreenderá que sua clareza era apenas um ponto diante de sua vista. E assim ele terá vencido seu segundo inimigo, e estará numa posição em que nada mais poderá prejudicá-lo. Isso não será um engano. Não será um ponto diante da vista. Será o verdadeiro poder."

"Ele saberá a essa altura que o poder que vem buscando há tanto tempo é seu, por fim. Pode fazer o que quiser com ele. Seu aliado está às suas ordens. Seu desejo é ordem. Vê tudo o que está em volta. Mas também encontra seu terceiro inimigo: o poder!"

"O poder é o mais forte de todos os inimigos. E, naturalmente, a coisa mais fácil é ceder; afinal de contas, o homem é realmente invencível. Ele comanda; começa correndo riscos calculados e termina estabelecendo regras, porque é um senhor."

"Um homem nesse estágio quase nem nota que seu terceiro inimigo se aproxima. E de repente, sem saber, certamente terá perdido a batalha. Seu inimigo o terá transformado num homem cruel e caprichoso."

(...)

– "E como o homem pode vencer seu terceiro inimigo, Dom Juan?"

– "Também tem de desafiá-lo, propositadamente. Tem de vir a compreender que o poder que parece ter adquirido na verdade nunca é seu. Deve controlar-se em todas as ocasiões, tratando com cuidado e lealdade tudo o que aprendeu. Se conseguir ver que a clareza e o poder, sem controle, são piores do que os erros, ele chegará a um ponto em que tudo está controlado. Então, saberá quando e como usar seu poder. E assim terá derrotado seu terceiro inimigo."

"O homem estará, então, no fim de sua jornada do saber, e quase sem perceber encontrará seu último inimigo: a velhice! Este inimigo é o mais cruel de todos, o único que ele não conseguirá derrotar completamente, mas apenas afastar."

"É o momento em que o homem não tem mais receios, não tem mais impaciências de clareza de espírito... um momento em que todo o seu poder está controlado, mas também o momento em que ele sente um desejo irresistível de descansar. Se ele ceder completamente a seu desejo de se deitar e esquecer, se ele se afundar na fadiga, terá perdido a última batalha, e seu inimigo o reduzirá a uma criatura velha e débil. Seu desejo de se retirar dominará toda a sua clareza, seu poder e sabedoria."

"Mas se o homem sacode sua fadiga e vive seu destino completamente, então poderá ser chamado de um homem de conhecimento, nem que seja no breve momento em que ele consegue lutar contra o seu último inimigo invencível. Esse momento de clareza, poder e conhecimento é o suficiente."

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SHIATSU EXPRESSO


É um tipo de massagem que não se utilizam óleos,
realizada sem retirar trajes ou uniformes onde o terapeuta
 se  concentra  em aliviar as tensões da região dorsal [costas];
 braços; mãos, pescoço e cabeça. Realizada em 20 minutos,  
é ideal para o  integrante de sua equipe retornar ao trabalho
mais  disposto e produtivo. E uma técnica de massagem
baseada no shiatsu, com manobras direcionadas para alivio
imediato  do stress.
. BENEFICIOS PARA sua EMPRESA
.. Aumento da Produtividade
.. Melhora da relação entre as pessoas
.. Redução de doenças relacionadas à tensão
.. Redução de custos da empresa com licença médica de trabalhadores
.. Redução de faltas dos funcionários, absenteísmo
.. Melhoria da relação entre empresa e seus funcionários, que se preocupa com as condições de trabalho dos mesmos.

Após uma sessão de Quick Massage , o resultado é imediato: alívio, desbloqueio das tensões e o relaxamento muscular das regiões cervical, dorsal e de membros superiores, ativando a circulação sanguínea, reduzindo irritação e ansiedade, aumentando a disposição e concentração para o trabalho, restabelecendo o equilíbrio dos centros de energia.

Quer inserir qualidade de vida em sua empresa? sugerir essa proposta em seu local de trabalho? contate-me.
Estou a disposição para agendar uma visita, demonstração e esclarecer a proposta.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Thai massage - Nuad Boran

A massagem Thai atua não somente no sentido físico, mantém ainda a respiração regular, fortalece o fluxo das atividades fisiológicas, mantém a aptidão do individuo para seu dia-a-dia e promove a longevidade. O objetivo do tratamento da massagem Thai é deixar o corpo, a mente e o espírito em equilíbrio e harmonia, promovendo sua autocura.

Quanto à execução, a terapeuta realiza técnicas de pressão, compressão e alongamento, e se utiliza também dos pés, joelhos, cotovelos e antebraços durante o tratamento.

Não são utilizados óleos na pele.
Deve-se usar roupas leves, e confortáveis, preferencialmente de algodão ou fibras naturais.

Uma sessão de thai massagem dura cerca de 60 minutos a 90 minutos.

Os benefícios gerais da Thai Massage são:

• Diminui o stress e tensões do dia-a-dia.
• Aumenta a flexibilidade e a mobilidade articular.
• Diminui a dor, a contração e a rigidez muscular.
• Melhora a postura e a simetria corporal.
• Promove profundo relaxamento físico e mental.
• Aumenta o nível de energia vital e consciência corporal.
• Melhora a circulação sanguínea e a circulação linfática, facilitando a eliminação de toxinas.
• Promove maior integração entre os órgãos internos e sistemas do corpo.
• Diminui o cansaço físico e mental.
• Facilita a liberação de bloqueios emocionais.
• Promove profunda integração entre corpo e a mente.

Em um contexto mais amplo, a Thai Massage contém em si toda a harmonia e ritmo que, muitas vezes, encontram-se ausentes na nossa vida.



quinta-feira, 12 de maio de 2011

Curso de Plantas terapeuticas

CURSO LIVRE DE PLANTAS TERAPEUTICAS - FITOTERAPIA
Destina-se a terapeutas interessados em integrar ao seu trabalho esse conhecimento, e aos interessados em plantas medicinais.
O curso realizará em 6 meses, de 2 encontros mensais em cada, aos sábados.
Inicio dia 02 de junho de 2011.
Vagas limitadas, para aproveitamento integral do curso.
Nesse curso o participante aprenderá a identificar e diferenciar corretamente as ervas com propriedades terapêuticas, sua utilização caseira e medicinal, associar a fitoterapia com outras técnicas terapêuticas, e aplicação cosmética das plantas.
Valor: 6x 200,00.
Mais informações através do telefone 21 95036095.
Cronograma e mais detalhes: carolinealboneti@gmail.com ou ainda essa semana aqui no blog.



Caroline Alboneti é naturoterapeuta especializada em fitoterapia

Já ministrou cursos de Alimentação viva, Massoterapia e Plantas Medicinais em Curitiba – Paraná
Trabalha com Acupuntura, Thai massage, auriculoterapia, massagem, fitoterapia, florais de Bach.

Integrante da equipe do espaço companhia do ser – Rua machado de assis, 75, flamengo.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fitoterapia - Erva baleeira

Tradicionalmente usada na medicina popular dos caiçaras brasileiros como cicatrizante e, principalmente, como antiinflamatório natural no tratamento de artrites, contusões, dor muscular, reumatismo, etc.. a Erva Baleeira – Cordia verbenacea – é uma planta arbustiva perene (cujas folhas não caem) que atinge até 3 metros de altura.


As principais características para identificação da Cordia são suas folhas de coloração verde escura com margens dentadas e flores brancas pequenas, dispostas em espigas laterais que dão origem a frutos pequenos, arredondados e de cor vermelho-escuro.


As folhas da Erva Baleeira, quando masseradas, exalam um cheiro forte e singular proveniente do seu óleo essêncial, que é a fonte da sua ação medicinal.


Fitoquimica e açao farmacologica - Dentre os compostos do óleo essencial, o principal é o alfa-humuleno, um poderoso antiinflamatório que atua bloqueando a enzima Ciclo-oxigenase 2 (responsável pela produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis por inflamações e seus sintomas).

O mecanismo de ação do alfa-humuleno extraído da Cordia é o mesmo de antiinflamatórios e analgésicos produzidos pela indústria farmacêutica, como o diclofenaco, com a vantagem de não existirem efeitos colaterais relacionados ao uso tópico da Erva Baleeira relatados até o momento.


O uso fitoterápico da Cordia engloba casos como:

- artrite

- contusões, torções e fraturas

- dor muscular

- ferimentos

- inflamações em geral

- reumatismo


O uso da Erva Baleeira em Géis, Cremes e Óleos para massagem está diretamente relacionado a ação antiinflamatória e analgésica dos ativos presentes no seu óleo essencial. Essas propriedades medicinais são potencializadas quando aplicado na pele do corpo junto a movimentos de massagem.

Assim, a massagem feita com cosméticos naturais que contém Erva Baleeira apresenta como vantagens o alívio de dores (coluna, muscular, LER e outras) e inflamações corporais localizadas.


Fonte: blog multivegetal.




quinta-feira, 28 de abril de 2011

AURICULOTERAPIA.

Auriculoterapia é uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. O termo se refere a uma modalidade de reflexoterapia.


Existe a relação (reflexo) entre regiões determinadas da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo. No caso de um problema em um órgão, como por exemplo o pulmão, uma região específica da orelha (pavilhão auricular) será afetada. Assim, um estímulo nesta região auricular também refletirá no órgão, neste caso, os pulmões.

Os pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, a mais segura é através de sementes de cousa permanecendo por 5 dias. Agulhas também podem ser colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 4 dias.

O mapa auricular é um desenho ou foto na qual localizam-se as áreas reflexas do corpo inteiro. Existem diversos tipos de mapas com poucas divergências, mas o padrão é sempre o mesmo: o corpo em posição fetal, de cabeça para baixo.