Tradicionalmente usada na medicina popular dos caiçaras brasileiros como cicatrizante e, principalmente, como antiinflamatório natural no tratamento de artrites, contusões, dor muscular, reumatismo, etc.. a Erva Baleeira – Cordia verbenacea – é uma planta arbustiva perene (cujas folhas não caem) que atinge até 3 metros de altura.
As principais características para identificação da Cordia são suas folhas de coloração verde escura com margens dentadas e flores brancas pequenas, dispostas em espigas laterais que dão origem a frutos pequenos, arredondados e de cor vermelho-escuro.
As folhas da Erva Baleeira, quando masseradas, exalam um cheiro forte e singular proveniente do seu óleo essêncial, que é a fonte da sua ação medicinal.
Fitoquimica e açao farmacologica - Dentre os compostos do óleo essencial, o principal é o alfa-humuleno, um poderoso antiinflamatório que atua bloqueando a enzima Ciclo-oxigenase 2 (responsável pela produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis por inflamações e seus sintomas).
O mecanismo de ação do alfa-humuleno extraído da Cordia é o mesmo de antiinflamatórios e analgésicos produzidos pela indústria farmacêutica, como o diclofenaco, com a vantagem de não existirem efeitos colaterais relacionados ao uso tópico da Erva Baleeira relatados até o momento.
O uso fitoterápico da Cordia engloba casos como:
- artrite
- contusões, torções e fraturas
- dor muscular
- ferimentos
- inflamações em geral
- reumatismo
O uso da Erva Baleeira em Géis, Cremes e Óleos para massagem está diretamente relacionado a ação antiinflamatória e analgésica dos ativos presentes no seu óleo essencial. Essas propriedades medicinais são potencializadas quando aplicado na pele do corpo junto a movimentos de massagem.
Assim, a massagem feita com cosméticos naturais que contém Erva Baleeira apresenta como vantagens o alívio de dores (coluna, muscular, LER e outras) e inflamações corporais localizadas.
Fonte: blog multivegetal.
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Fitoterapia - Erva baleeira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estou tomando a erva baleeira, mais ou menos dois ou três meses. Quem me receitou foi uma fitoterapeuta; Eu tinha muita dor de cabeça, devido o nervo "trigêmeo"; acho que está fazendo efeito. Hoje bati um raio x da mandíbula a mando do médico, que acha que não é o nervo; tomara que não seja nada de grave. Mas a erva ajuda muito. Eu sou perseverante em qualquer tratament, principalmente remédios da natureza.Não agride tanto o organismo..
ResponderExcluirComo faço e onde posso comprar as capsulas de erva-baleeira, tenho uma amiga que tem Fibromialgia e me indicaram. Funciona neste caso, alguém sabe me responde?
ResponderExcluirapoio@diviplanconsultoria.com.br
Thiago Araújo
Boa tarde,
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo do blog e lhes dizer que estou produzindo um guia de plantas medicinais e gostaria de pedir sua autorização para utilizar algumas das imagens em minha publicação. As imagens pelas quais me interesso são as da erva-baleeira. Os créditos serão devidamente publicados dentro do projeto. Por gentileza encaminhe uma resposta para o e-mail:paula@2deditora.com.br
Obrigada
Paula Zanforlin